Araranguá – Na quarta-feira, 28, ocorreu a primeira instrução de Protocolo de Segurança Escolar com enfoque no terrorismo doméstico com múltiplas vítimas para os servidores da rede estadual e privada de educação no município de Araranguá.

O evento teve lugar no auditório do Center Shopping e contou com a presença de aproximadamente 300 agentes escolares, incluindo diretores, professores e servidores das escolas das redes estadual e privada do município.

A palestra foi ministrada pelo 1º Tenente Filip Tharles Bilhalva, comandante da 1ª Cia do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), e contou com a presença do Major Rogério Ferrigo, chefe da seção de instrução e planejamento do 19º BPM.

O objetivo do evento foi capacitar a comunidade escolar para lidar com situações de quebra de segurança, preparando os professores e servidores para retardar a ação de criminosos e reduzir os danos até a chegada da polícia, por meio do protocolo “fugir – esconder – lutar”.

Esse protocolo, adaptado de doutrinas internacionais, orienta as pessoas a fugirem pelas rotas mais seguras disponíveis no momento. Quando a fuga não é possível, é recomendado que busquem abrigo para evitar serem encontradas pelo criminoso. Em último caso, sugere-se a tentativa de neutralizar o criminoso.

O evento reforçou a importância da segurança nas escolas e a necessidade de preparo diante de situações extremas. Os servidores da rede estadual e privada de ensino estão sendo capacitados para agir de forma rápida e eficaz, protegendo a vida dos alunos e de todos os envolvidos.

A iniciativa faz parte das ações da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que tem como missão preservar a ordem e proteger a vida.