O Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CEAC de Sombrio intensificou as atividades de conscientização ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, 12 de junho.

A agenda de atividades contou com três dias de eventos, iniciando na segunda-feira, 12, com a abertura e uma roda de conversa lúdica com as crianças do CEAC, para a sensibilização sobre o tema. Na quarta-feira foi a vez de assistir ao vídeo com a contação de histórias, sobre o combate ao trabalho infantil e de confeccionar cataventos de cinco pontas, o símbolo da campanha em todo o mundo.

A agenda da semana se encerra hoje com uma sessão de cinema e pipoca, com um filme que fala sobre sonhos.

O objetivo do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é sensibilizar e motivar uma reflexão em toda a sociedade acerca das consequências do trabalho infantil sobre as crianças. O dia ainda estimula o debate sobre a importância de proporcionar às crianças e aos adolescentes os direitos garantidos, como o de brincar e frequentar a escola.

O trabalho infantil é proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, citando qualquer atividade laboral aos menores de 16 anos e permitindo a atividade de aprendiz a partir dos 14 anos.

Um vídeo sobre o tema foi produzido no ano passado pelo CEAC e já foi assistido mais de 16 mil vezes. Em forma de contação de histórias, com uma linguagem acessível à toda a família, está disponível no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=gZ7X-BRr7PU