No período entre 1º a 29 de agosto, o 19º Batalhão de Policia Militar (BPM) intensificou as ações repressivas e preventivas contra a violência doméstica e familiar e ao combate dos crimes contra a mulher na região da Amesc.
Na área do 19º BPM foram realizadas 14 palestras em empresas e instituições escolares, 64 visitas preventivas às mulheres com medida protetiva de urgência, 56 boletins de ocorrência envolvendo vítimas de violência doméstica, panfletagens para conscientização da população, dentre outras atividades para proteger e apoiar as vítimas.
Para encerrar a operação, o efetivo do 19º BPM participou de um encontro com a Coordenação Estadual do Programa Rede Catarina da Polícia Militar de Santa Catarina. Esse evento foi realizado no auditório do Center Shopping e também contou com uma palestra do Ministério Público, objetivando o aprimoramento das ações e das estratégias de atendimento e apoio às vítimas de violência doméstica, fortalecendo a rede de proteção às mulheres e garantindo um suporte mais eficaz.
Saiba mais sobre a Operação Shammar
A operação “Shamar”, cuja palavra em hebraico significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”, é uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A operação aconteceu durante todo o mês de agosto, mês da conscientização pelo fim da violência contra mulher, o Agosto Lilás. Nesse contexto, é importante destacar a histórica Lei Maria da Penha, que completou 18 anos de sua promulgação no dia 07 de agosto.