A campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio, terá programação especial em Sombrio ao longo de todo o mês. Sob o tema “Toda Vida é Preciosa”, a Secretaria Municipal de Saúde promove atividades voltadas à conscientização, à escuta e ao cuidado com a saúde mental da população.
Programação
01/09 – Segunda-feira – 9h30 – Entrevista na rádio 93.3 FM;
02/09 – Terça-feira – 15h – Missa do Setembro Amarelo na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua;
04/09 – Quinta-feira – 14h – Palestra para enfermeiros da Rede Municipal de Saúde com a psicóloga Tânia Azambuja, no Caps;
10/09 – Quarta-feira – 13h – Conexão entre os grupos terapêuticos no sítio Varanda da Lagoa;
18/09 – Quinta-feira – 14h – Palestra para Agentes Comunitários de Saúde com a jornalista Viviana Ramos, no Caps;
20/09 – Sábado – Dia D de práticas integrativas, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
25/09 – Quinta-feira – 15h – Palestra para técnicos de enfermagem com a terapeuta Nina, no Caps;
29/09 – Segunda-feira – 14h30 – Roda de conversa para pacientes do Caps com a psicóloga Natali da Rosa;
A secretária de Saúde de Sombrio, Marcela Caetano, reforça a importância da mobilização coletiva. “A campanha nos lembra que toda vida tem valor e merece cuidado. Estamos organizando uma programação diversificada para envolver profissionais, pacientes e a comunidade, porque falar sobre saúde mental é uma forma de salvar vidas”, destacou.
O Setembro Amarelo
O movimento nasceu nos Estados Unidos, em 1994, quando amigos e familiares de Mike Emme, um jovem que morreu por suicídio, distribuíram cartões e fitas amarelas em sua memória. Desde então, o laço amarelo passou a simbolizar a prevenção.
No Brasil, a campanha foi oficializada em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e ganhou repercussão nacional como um convite ao diálogo sobre saúde mental e valorização da vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, e falar sobre o tema é uma das formas mais eficazes de prevenir. Em Sombrio, a Secretaria de Saúde busca reforçar essa mensagem com ações junto à comunidade, aos profissionais da rede e aos pacientes em acompanhamento.


