Na noite desta quarta-feira (27), por volta das 19h40min, um forte temporal atingiu o município de Sombrio, causando grandes prejuízos e deixando um rastro de destruição. Com ventos intensos e chuva forte, o fenômeno destelhou diversas casas, derrubou dezenas de postes e árvores, além de provocar a queda de placas e muros em diferentes pontos da cidade.

O bairro São Pedro foi o mais atingido, com dois pavilhões completamente destelhados, várias casas danificadas e postes de energia caídos, incluindo um que atingiu um carro. No bairro Januária, além da queda de árvores que danificaram um veículo, houve registros de placas de sinalização destruídas.

Na comunidade de Sanga Negra, plantações inteiras foram devastadas, e árvores quebradas obstruíram estradas. Um pavilhão foi totalmente destruído, enquanto muros e estruturas em áreas próximas foram ao chão. Até mesmo os portões da garagem do Corpo de Bombeiros de Sombrio foram destruídos pela força dos ventos. No bairro São Pedro, um contêiner foi arrastado até o meio da rua.

Resposta emergencial
A prefeita Gislaine Cunha liderou os trabalhos de emergência ainda durante a noite, mobilizando uma força-tarefa com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Obras, Polícia Militar e outros órgãos.

Para garantir a segurança e evitar furtos de cabos de energia ou saques, a Polícia Militar contou com reforço de equipes de Araranguá e municípios vizinhos, atuando na manutenção da ordem durante a madrugada.

A equipe de reportagem do 2Linhas.com segue acompanhando os desdobramentos e os trabalhos de recuperação da cidade para informar a população.