Os militares foram acionados 1.252 vezes para ocorrências desta natureza no último ano
Durante o ano de 2022 o 4º Batalhão de Bombeiros Militar preservou cerca de R$ 200 milhões em bens salvos de incêndios. No Extremo Sul, os bombeiros militares são responsáveis por 25 cidades e, nos 365 dias do ano, foram acionados para 1.252 ocorrências desta natureza, envolvendo residências, apartamentos, comércios, estufas, entre outros.
No balanço do ano, foi possível contabilizar ainda mais de 10 mil chamados para atendimentos pré-hospitalar, 176 cortes de árvores e 544 ocorrências de busca e salvamento. “Foi um ano desafiador, tivemos várias ações acontecendo em paralelo com os atendimentos, como a inauguração de novos quartéis, a mudança da sede em Criciúma, mas conseguimos manter a excelência no atendimento”, ressalta o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.
Já referente ao Serviço de Segurança Contra Incêndio (SSC-I) os bombeiros militares realizaram 22.165 vistorias de funcionamento, 2.423 vistorias para fins de habite-se e 4.078 Relatórios e Projetos Preventivos Contra Incêndio (RPCI e PPCI).
Além das atividades operacionais, o 4º BBM realizou projetos comunitários como o Projeto Golfinho nas escolas da Amesc e Amrec, o Bombeiro Noel com crianças carentes de Criciúma, a carreata do Bombeiro Noel nos municípios de Urussanga e Cocal do Sul. Além de fazer parte da equipe multi-institucional da Cruz Vermelha.
Vale ressaltar que atualmente o Batalhão conta com 185 bombeiros militares e aproximadamente 300 bombeiros comunitários que reforçam as guarnições diariamente.
“Nós só temos a agradecer população por confiar em nosso serviço, além de enaltecer nossos militares e comunitários que, diariamente, dedicam suas vidas em ocorrências e ao bem-estar do próximo”, finaliza o comandante.
Texto: Manuela Silva | Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/CBMSC