Caos em Brasília
A invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, ao gabinete do Ministro Alexandre de Moraes no fim de semana, deixou o Brasil divulgado negativamente lá fora.
É inegável que toda esta carga, que vem sendo alimentada desde 2013, quando se disse que o “gigante acordou”, contribuiu para a extrema-direita chegar ao poder com discurso inflamado levou multidões nas ruas a clamarem contra a esquerda, que ficou no poder por 13 anos (2003 a 2016).
Mesmo com a derrota em dois turnos, uma por 6 milhões de votos e outra por 2 milhões de votos de diferença, o grupo derrotado, manteve-se unido pelo propósito de “não aceitar a derrota nas urnas” para um ex-coordenado, o agora presidente Lula da Silva (PT).
Foram avisados
Os bolsonaristas avisaram via redes sociais que iriam fechar aeroportos, que se deslocariam de diversos pontos do país para o DF para aterrorizar os poderes constituídos. Mas não em quebrar como foi feito, ou seja, ato terrorista. A quem diga que foram gente da esquerda infiltrados. No mesmo dia foram presas quase 300 pessoas só porque estavam no movimento.
Polícia agora está fiscalizando as mensagens dos celulares para chegar ao líder do movimento. Renan Calheiros que não tem moral nenhuma atribui a responsabilidade ao Ex-presidente Bolsonaro, chegou a pedir para o Ministro Alexandre de Moraes pedir a prisão de Bolsonaro.
Todo poderoso
O governador Ibaneiz Rocha (MDB) exonerou o secretário Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, mas já era tarde. Ele próprio foi afastado por 90 dias por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, porque o vandalismo atingiu a sede do Poder Judiciário. Além da postagem do ex-presidente Bolsonaro em suas redes sociais, em que condenava esta onda de violência, os pronunciamentos nesta linha se sucederam país a fora. Destaque para a fala do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), em que condena os atos violentos.
Um turvense no primeiro escalão do Governo
O governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) definiu nesta terça-feira (10), os nomes que comandarão a Polícia Civil do Estado. Ulisses Gabriel, natural de Turvo, será o novo delegado-geral da instituição. Em 2007, por concurso, ingressou na carreira de Delegado, da Polícia Civil de Santa Catarina. Na instituição foi Corregedor (2017), Coordenador Pedagógico na Academia de Polícia (2015-2016) e Diretor Adjunto (2012 e 2013), Delegado Regional do município de Tubarão (2014), atuou ainda em Araranguá e Criciúma, passando a Delegado titular de Orleans. Foi eleito Presidente da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) por duas gestões, onde, a partir de 2008, passou a lecionar. Em 2018, como ‘Delegado Ulisses Gabriel, foi candidato a Deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), obtendo 28.183 votos no pleito e a terceira suplência da coligação PSD / PP / PSC.
Sombrio vai a justiça por causa do Censo
Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), com amparo da assessoria jurídica do Município, decidiu ingressar na Justiça em busca de reparação do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, que teve sua primeira parcela de 2023 creditada no dia 10. É que o valor do Fundo, após anuência do Tribunal de Contas da União, está sendo calculado com base no Censo 2022 do IBGE, que ainda está incompleto.
No caso de Sombrio, o órgão federal considerou que o Município tem pouco mais de 29.500 habitantes, quando na prefeitura trabalha-se com o número próximo de 32 mil. Com isso, o repasse desse ano está menor que o do mesmo período de 2022. A redução impacta também nos repasses da educação, o que pode gerar efeitos cascata danoso para o orçamento do Município. Secretário de Administração e Finanças, Márcio Abatti, afirma que todo o planejamento do ano terá que ser revisto caso a ação judicial não prospere.
Timbé do Sul
A saúde de Timbé do Sul é referência. Dentre os atendimentos prestados, um que tem ganhado destaque é o da enfermeira Daniela Arcaro. Especializada em estomaterapia, a área busca atender e prevenir pessoas com a perda da integridade da pele, estomias, feridas agudas e crônicas, fistulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária. Dentre os benefícios prestados pela enfermeira estomaterapeuta está buscar melhores alternativas para garantir a integridade da pele, conforme cada caso.
Melhores e piores
Serra da Rocinha interditada nessa quinta-feira para pavimentação, bom que as obras estão em andamento. Trânsito volta como era antes na sexta feira, subida e descida de manhã e final da tarde.
JBS de Forquilhinha está oferecendo 100 vagas de trabalho para atuar na produção. Empregos em nossa região é o que não faltam.
Calor e bom tempo tem levado muita gente as praias da região e todo o estado catarinense. Tudo lotado e muitas mortes também neste verão. Três e todos eles no Arroio do Silva.