Ano novo e velhos problemas

Ledo engano achar que no ano novo será tudo diferente, que será o ano das mudanças e das realizações e que todos tenham saúde. Na verdade, desejamos isto para nossos familiares e amigos, mas na pratica não é bem assim. Iniciamos o ano com governo Federal e Estadual novos, mas que na pratica não mudam muito dos anteriores.  Iniciamos o ano achando que no trabalho, na família ou nos relacionamentos será diferente e na verdade quase ou nada muda.  Não adianta desejarmos ano novo com atitudes velhas. 

Obras continuam?

A expectativa é que sim. Temos na região, uma obra federal que é a Serra da Rocinha, onde falta pouco para sua conclusão. Já estaduais temos várias, Jacinto a Praia Grande, Ponte de Araranguá, Serra do Faxinal e Serra do Fundo Grande. Morro Grande a Timbé do Sul, Gaivota a Passo de Torres, Arroio a BR 101 e tantas outras. É normal que nos primeiros meses tudo pare, até os novos governantes se situarem da situação. Aí é que mora o perigo, já vimos em outros governos pararem tudo e não retornar nos quatros anos. Esperamos que não seja o caso dos nossos novos governantes.

Pouca gente da região

Por enquanto, região da Amesc não emplacou ninguém no governo de Jorginho Mello. Do Sul, apenas o criciumense Natan Marcondes Monteiro Osorio nomeado para o 1º escalão do governo Jorginho Mello para vaga de subchefe da Casa Civil, ao lado do tubaronense, Estener Soratto, nomeado na semana passada como secretário-chefe da mesma pasta. Não nomeado, mas que tem muita influência no governo e passa muita coisa por ele, é o filho do Governador Jorginho Mello, o advogado Felipe Mello.

Nem Bolsonaro e nem Mourão

Foram os representantes do povo brasileiro, formado por artesão, menino de 10 anos, catadora, índio, metalúrgico, professor, cozinheira e influencer, que entregaram a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse em Brasília. O ato inédito quebrou o suspense em torno de quem entregaria a faixa para Lula. Isso porque um decreto de 1972 propõe que o presidente da República receba de seu antecessor a faixa. Mas nem Bolsonaro e nem Mourão fizeram a entrega. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou na sexta-feira (30) para os Estados Unidos e não participou do evento.

Lula se emociona

Empossado como 39º presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembrou  o período em que esteve na prisão, afirmou que vai governar para todos, chorou ao citar a fome no país e reafirmou compromisso com combate à desigualdade. Nos primeiros dias de seu governo, algumas bolsas de valores caíram de preço, entre elas a Petrobras e o dólar subiu.

Lula terá 37 ministros, 14 a mais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empossou na segunda-feira mais 18 ministros de seu governo. Com os comandantes de pasta já empossados no domingo e os que ainda serão formalizados ao longo da semana, o novo governo soma 37 ministros de estado, 14 a mais do que o ex-presidente Bolsonaro. Como eram antes:

Sarney teve 27 ministros

Collor teve 12 ministros

Itamar teve 16 ministros

FHC teve 30 ministros

Lula teve 30 e 32 ministros

Dilma teve 37 ministros

Temer teve 25 ministros

Bolsonaro teve 22 ministros

Armas

Freio no porte de armas. Lula limitou ainda acesso a armas e munições, suspendendo a concessão de novos certificados de registro a caçadores, atiradores e colecionadores (os chamados CACs). A determinação deve afetar, sobretudo, clubes de tiros e lojas de armas no país.

Melhores e piores

Governador Jorginho Mello vem a Criciúma nesta sexta-feira, dia 06. Vem pela primeira vez como Governador. Município estará de aniversário.

Transito intenso nas rodovias Federal e estaduais, principalmente nas praias. Filas no início da manhã e final da tarde tem sido bastante. Ir a Florianópolis ou ao Norte do estado, também encontra filas de vários quilômetros.

Diminuiu a morte por acidentes, mas cresceu por afogamentos. Tivemos duas mortes este ano, todas elas no Arroio do Silva. Todo cuidado é pouco.

Em Forquilhinha o PDT está fora do governo municipal. Briga iniciou na eleição estadual e agora com a eleição da mesa Diretora da Câmara Municipal. O rompimento joga o PDT e PP numa composição para a próxima eleição.

Lula tomou posse, mas ainda tem gente protestando na frente do quartel em Criciúma. E organizam manifestação em Brasília no outro fim de semana.

Brasil perde o maior jogador de futebol que teve, o Rei Pelé não encerrou o ano de 2022.