Desde o mês de abril de 2022 os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Maracajá vêm participando de encontros diurnos e noturnos de formação continuada, objetivando discutir e elaborar a Base Comum Curricular do Município. A instituição responsável pela condução do processo de capacitação é a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Nos últimos dias 14 e 19 de setembro o grupo de profissionais que trabalham com turmas de alfabetização nas três escolas municipais (Escola 12 de Maio; Eulália Oliveira de Bem e Mª Libânia Machado), estiveram reunidos dialogando e repensando sobre as concepções, os métodos e as práticas adotadas assim como, delineando novas propostas para o próximo ano letivo.
O Departamento de Educação salienta a importância do processo formativo e da escuta dos profissionais durante a elaboração dos documentos de referência. ” Estamos em constante planejamento e aperfeiçoamento para manter uma Educação de qualidade, e isso incluiu capacitação profissional, melhorias em infraestrutura, e aquisições de materiais didáticos”, disse o diretor de Educação, Daniel de Souza.
O professor Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt responsável pela capacitação comentou sobre a importância de o município investir na formação dos profissionais. “São momentos muito ricos de partilha de conhecimentos, experiências, reflexões que promoverão ainda mais o alinhamento dos projetos educativos desenvolvidos nas unidades escolares. Assim, a integração entre universidade e educação básica contribui para que a formação e a valorização dos profissionais da educação sejam fortalecidas”, detalhou.
Plano Municipal de Educação
Essa ação corresponde às determinações da meta 5, estratégia 5.6, do Plano Municipal de Educação, que determina: Estimular a formação inicial e promover a formação continuada de professores/as para a alfabetização de crianças estudantes, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, articuladas a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e ações de formação continuada de professores/as para a alfabetização.