Jacinto Machado relembra a enchente de 1995
A enxurrada que aconteceu na semana passada em Jacinto Machado, relembrou o triste episódio de 1995, quando toda a região dos Pinheirinhos foi inundada e matou três pessoas. Desta vez, não foi em toda a região, mas causou muitos estragos e na região do Paredão do Pinheirinho e Pinheirinho Alto, foi igual ou maior do que 1995. Foram várias pontes e estrada danificadas. Famílias que ficaram isoladas, sem estradas, sem energia e sem comunicação. Tanto a prefeitura quando a Cooperativa de energia elétrica foram rápidas no atendimento.

Jacinto Machado tem históricos de enchentes, onde os prefeitos se apavoraram com os prejuízos. Lembro que a de 1995 o prefeito foi Aldoir Bristot, quando eu fui prefeito em 2004 a 2008, tivemos três enchentes, uma delas foi na região da Serra da Pedra, onde deixou a comunidade sem estradas e no final do mandato a ponte do centro que teve um pilar danificado. Prefeito Antônio de Fávere, já teve mais sorte, não teve grandes enchentes. E agora o prefeito Gaiola em final de seu mandato teve estes grandes prejuízos.
O retorno de Neguinho
Eu tinha falado que depois do retorno dos Prefeitos, de Praia Grande, o Fanica, de Clésio Salvaro de Criciúma, estaria mais fácil para os advogados do Prefeito de Forquilhinha José Claudio Gonçalves, também retornar ao paço municipal. Falta ainda da região o prefeito de Cocal do Sul, que também foi afastado e não retornou.

Em Forquilhinha se o vice prefeito Chile e o prefeito Neguinho ainda tivessem em harmonia como tinham a quatro anos atrás, não tinha dado tanto trabalho. Mas Chile assumiu as pressas e a pedido da justiça, demitiu os Secretários, outros pediram saída e ficou quase um mês com o abacaxi na mão, pois a preocupação é o fechamento das contas públicas. Agora Neguinho retorna e deve chamá-los seus Secretários de volta, ou deixar algumas pastas sem e fazer uma reforma em 2025 quando inicia um novo mandato. Uma pena foram os ataques de Neguinho e Chile, o que não soma nada para o município e coloca a cidade em noticiários.
Em Brasília

Para mostrar os caminhos de Brasília, o prefeito João Mezzari, o Gaiola foi a Brasília com o prefeito eleito Sander Just e a Vice Noeli Zacca. Visitaram ministérios e gabinetes de Deputados Federais, protocolando recursos para o município. A chegada de volta que não foi muito agradável, pois chegaram com a notícia da enchente na região dos Pinheirinhos.
Turismo

A comunidade de Serra da Pedra, em Jacinto Machado, acaba de ganhar um novo ponto de referência em hospitalidade e conforto: a Griusepp Cabanas! No último sábado, 26 de outubro, o Sr. Volnei Possamai e sua família realizaram o sonho de inaugurar esse empreendimento, fruto de seu empenho, dedicação e visão empreendedora. A Griusepp Cabanas é um oásis de tranquilidade e beleza, onde os hóspedes poderão desfrutar de momentos de paz e relaxamento, cercados pela natureza exuberante da Serra da Pedra. Parabéns a toda a família.
Araranguá
O Prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, assinou na segunda-feira, a Ordem de Serviço que autoriza a empresa LCA Pavimentações a iniciar os trabalhos de pavimentação em lajotas no estacionamento do Farol, localizado na rua Atlântica, no bairro Morro dos Conventos. A área total a ser pavimentada será de 833,91 m², e o valor do contrato é de R$ 231 mil reais. A pavimentação do estacionamento proporcionará uma melhoria significativa na infraestrutura. Além disso, a modernização do espaço facilitará o fluxo de turistas e moradores, especialmente em períodos de maior movimento, como fins de semana e feriados.

Outro ponto positivo, é que a nova pavimentação contribuirá para a valorização do Morro dos Conventos, uma das áreas turísticas mais visitadas do município. Com o estacionamento em melhores condições, o local se tornará mais atrativo e acessível, o que pode gerar um aumento no número de visitantes e, consequentemente, nos serviços da região.


