No último domingo, dia 3, a Invernada Artística Anita Garibaldi do CTG Vale da Amizade de Turvo fez uma importante apresentação durante a tertúlia realizada no rodeio de Praia Grande.

Durante a gestão de João Junior Colodel, o Joca, percebeu-se que as manifestações artísticas culturais da 6ª Região Tradicionalista começaram a dar frutos. A invernada artística mirim da Praia Grande começou os seus trabalhos há pouco e o que se viu foram pais, avós, tios e mães com os olhos brilhando durante a apresentação dos pequenos. Eles dançaram o Maçanico e o Chotes de Ponta e Taco. “Meus olhos se encheram de lágrimas e de orgulho por vê-los dançando. É uma semente que foi plantada e que precisa ser regada para que cresça forte e dê bons frutos”, comentou um dos espectadores.

Uma das metas do Coordenador Artístico da 6ª Região Tradicionalista, João Junior Colodel, é restabelecer o maior número possível de grupos de dança, haja vista que a 6ª região, em meados dos anos 2000, tinha um enorme celeiro artístico. “Trabalhos como este realizado na cidade de Praia Grande nos enche de esperança, ainda mais com o apoio da comunidade e das autoridades políticas. Precisamos que todos entendam a grande importância que a dança faz na formação dessas crianças, na socialização, na atividade física e no caráter construído no dia-a-dia da lida gaúcha. Parabéns ao CTG Porteira do Faxinal por essa escolha”, comentou João Junior Colodel.

A Invernada Veterana Anita Garibaldi também fez suas apresentações durante as festividades. O locutor Odilon Farias, tradicionalista conhecido da região por seu programa “Galpão Gaúcho’ e por sua contribuição às lidas campeiras, apresentou a poesia “Que Diacho! Eu Gostava do Meu Cusco”. Tivemos apresentação de solistas vocais com: Victória Santos Chemin, Cristina Antunes de Oliveira e Saimon Anacleto Raupp.

A gaita também, que não podia faltar, ficou aos cuidados de João Mantovani que fez uma bela apresentação. Athauan Machado e Talita Soprana fizeram uma linda apresentação de dança de salão, mostrando ao público a Valsa.

Por fim, a Invernada Veterana se apresentou com quatro danças, sendo elas: o Chico Sapateado, Cana-Verde, Tatu de Castanholas e a dança da Valsa de mão Trocada.

Os cuidados técnico-coreográficos ficam a cargo do casal de Instrutores, Lorenzo Lavorati e Josi Laurindo. “Que possamos ver cada mais grupos e entidades tradicionalistas reativando seus grupos de dança.” Este é o sentimento que toma conta dos tradicionalistas da 6 Região Tradicionalista.

Fonte: Athauan Machado