Perder para o Palmeiras não chega a preocupar. Afinal, o time de Abel Ferreira mostra a razão de ser o melhor time da América e lidera o Brasileirão com quatro pontos de distância para o segundo colocado. Levar 2 a 1 no Allianz Parque está longe de ser um problema, mas o desempenho do Inter no primeiro tempo chamou atenção negativamente. O time de Mano pouco criou e sofreu muito para evitar os avanços do rival.

O Colorado só equilibrou as ações após o intervalo. As entradas de Mauricio e Alemão e o retorno ao modelo tradicional postaram uma equipe mais sólida e com força para atacar. Alemão foi o grande nome do time e chegou a empatar. Porém, a falha em uma jogada que começou pela direita da defesa do Inter, algo que ocorreu no gol de Gustavo Gómez, Gabriel Menino desempatou novamente no fim.

– Fizemos dois tempos bem distintos. No primeiro, não fizemos nem uma coisa, nem outra. Não marcamos, nem jogamos. Não criamos quase nada. No segundo, com duas alterações, voltamos bem. Criamos dificuldades, tivemos oportunidades para empatar, mas no finalzinho, tomamos o segundo, o que nos deixa chateados, mas com perspectiva para frente – avaliou o treinador.

A derrota, a terceira no Brasileirão, tira a equipe do G-6. O Colorado termina o primeiro turno em sétimo lugar com 30 pontos, a nove do líder Palmeiras, a dois do Atlético-MG, que fecha o G-4, e atrás do Flamengo, o sexto na tabela, pelo número de vitórias (9 a 7).

Ataque x defesa

A estratégia de contar com Johnny para auxiliar Gabriel à frente da zaga, Gabriel Mercado na lateral pela direita e Wanderson ao lado de Pedro Henrique, com dois atacantes de velocidade, não surtiu efeito. O Colorado acabou envolvido pelo Verdão. Encurralado no campo defensivo, observava a troca de passes e tentava evitar as finalizações dos rivais.

O 1 a 0 parcial saiu barato tal foi a discrepância. Ainda mais pelo gol sair cedo. Aos 17, Dudu cruzou rasteiro da direita para Gustavo Gómez. O paraguaio, sozinho na pequena área, só empurrou para o fundo das redes. Foi o oitavo gol dele na temporada, o mesmo número de Edenilson, artilheiro colorado em 2022.

Gustavo Scarpa pelo lado esquerdo da defesa visitante, e Dudu, pelo direito, atormentaram os marcadores colorados. Mercado sofria para segurar o camisa 7. O Inter, quando tinha a posse, logo a perdia e quase não passava do meio de campo. Edenilson e Carlos de Pena, principais responsáveis pela criação, pouco acrescentaram. E Wanderson quase não tocou na bola.

O Inter ainda contou com a sorte na primeira etapa para não sofrer o segundo. Aos 41, Scarpa cobrou falta da intermediária e Daniel soltou no pé do zagueiro Murilo, que só empurrou para a rede. A arbitragem deu gol, mas o VAR revisou o lance e percebeu que o camisa 26 estava adiantado no momento da batida.

Alemão brilha, mas derrota vem no fim

O panorama mudou na volta do intervalo. Mano Menezes promoveu as entradas de Mauricio e Alemão nas vagas de Gabriel e Wanderson, respectivamente, e retomou ao esquema padrão no 4-2-3-1. O Colorado conseguiu reter a bola, avançar e incomodar o Verdão. Enfim, havia jogo.

Ainda assim, a defesa seguia dando chances ao Palmeiras, principalmente na bola aérea. Em dois escanteios, Zé Rafael superou o sistema defensivo colorado, mas carimbou o travessão. O primeiro após bela defesa de Daniel. O Inter também teve sua bola no poste, com Alemão, após grande jogada que o centroavante iniciou no meio do campo e fez fila.

Alemão melhorou o time. A atuação de luxo do camisa 35 foi coroada na sequência com um belo gol. Aos 36, o Inter saiu em uma troca de passes no campo de defesa. Mauricio avançou com a bola do meio de campo e tocou para Edenilson, que deu a Alemão. O centroavante dominou e fuzilou Weverton para empatar o jogo.

A essa altura, o empate era um ótimo resultado. Mano só não contava com um gol sofrido no fim. Como? Em mais uma jogada pelo lado direito da defesa. Vanderlan recebeu de Wesley e cruzou. Mercado não cortou, e a bola sobrou para Gabriel Menino, quase na marca do pênalti, aparecer entre Carlos de Pena e Kaique Rocha e superar Daniel.

Com o resultado, o Inter chegou ao terceiro jogo sem vitória. Anteriormente, empatou em 0 a 0 com o Athletico-PR e por 3 a 3 com o São Paulo, respectivamente. O time agora mira melhorar no segundo turno para entrar no seleto grupo que assegura vaga à próxima edição da Libertadores. O próximo compromisso é no domingo, contra o Atlético-MG, às 16h, no Beira-Rio.