Novamente o Grêmio não desempenhou um bom futebol na Série B. Desta vez, contra o Bahia, o time de Roger até dominou as ações da primeira etapa, mas Gabriel Grando foi o heroi no segundo tempo. Com o empate em 0 a 0 na Arena Fonte Nova o timee gaúcho chegou a 67 dias sem vencer longe da Arena.
Com o resultado, o Grêmio ficou na quarta colocação, com 26 pontos, três atrás do adversário da tarde de domingo e três na frente do Criciúma, o quinto colocado.
Mesmo sem dois titulares – Biel e Villasanti – o Tricolor conseguiu ter a bola durante os primeiros 45 minutos. Nem a torcida jogando contra abateu a equipe de Roger, que tentou encontrar os espaços na defesa do adversário e controlou o ritmo do jogo, embora com as dificuldades já conhecidas. https://7d256b052f5e166254896f4e8924d303.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
No entanto, faltou qualidade ao Grêmio, principalmente aos atacantes, que não tiveram tranquilidade para finalizar as jogadas. Além disso, a equipe também encontrou problemas para criar oportunidades claras.
A melhor foi com Elias, no escanteio cobrado por Campaz, mas Danilo Fernandes estava atento para fazer a defesa. O trio Campaz, Elias e Janderson teve noite com muitas decisões erradas.
Aliás, qualidade técnica foi algo que pouco se viu na Arena Fonte Nova. O próprio vice de futebol do Grêmio admitiu que o jogo não foi bom. Porém, ultimamente nem nas vitórias o Grêmio tem apresentado bons desempenhos.
No segundo tempo, Gabriel Grando, que vinha tendo atuações abaixo da média, salvou o Grêmio em dois chutes de Rodallega. Nem a volta de Ferreira inspirou o Tricolor a ir ao ataque e criar chances de gols. Pelo contrário, o Bahia pressionou e, nos acréscimos, após falha de Bruno Alves, quase marcou em chute de Davó que parou na trave.
Mais de dois meses sem vencer fora de casa
Com o resultado, o Grêmio chegou a oito empates em 16 rodadas, exatamente metade do que foi disputado no campeonato até o momento. São nove jogos fora da Arena, uma vitória, uma derrota e sete empates. Aproveitamento de 37% nos jogos fora.
A única partida longe de casa que o Tricolor saiu com os três pontos foi contra o Operário, na quarta rodada da Série B, no dia 27 de abril. Já são 67 dias sem buscar uma vitória fora, o que também tem travado uma ascensão do time na competição.
Dos quatro principais candidato a subir para a Série A – Cruzeiro, Vasco, Bahia e Sport
-, o Grêmio enfrentou todos fora de casa e perdeu apenas para o Cruzeiro. Porém, ao se olhar por outro lado, também não venceu nenhum, pois empatou os outros três, todos por 0 a 0.
– Jogamos 16 partidas, nove fora e sete em casa. Temos 26 pontos, enfrentamos os cinco melhores fora de casa e, no segundo turno, jogamos em casa. Estamos dez jogos invictos. Estamos jogando uma maravilha? Não. Mas quando a gente começar a jogar, a expectativa aumenta – disse o Dênis Abrahão.
Se fora de casa o Grêmio não tem conseguido sair vitorioso, tem pela frente duas partidas seguidas diante da própria torcida. E na Arena, os resultados são bem melhores. Dos sete jogos, tem um empate, uma derrota e cinco vitórias.
O time de Roger recebe em casa o Náutico e o Tombense nas próximas rodadas, respectivamente. É a chance de emendar uma sequência de vitórias, se repetir o que vem fazendo dentro da Arena nas últimas partidas.
A delegação gremista retorna a Porto Alegre na tarde desta segunda-feira. Na terça, os jogadores se reapresentam no CT Luiz Carvalho para começar a preparação para o jogo contra o Náutico. As equipes se enfrentam na sexta-feira, pela 17ª rodada, na Arena.