Na tarde desta quinta-feira, dia 28, o Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá realizou uma formatura interna que destacou momentos de grande significado para a corporação. O evento contou com a entrega de medalhas e a promoção de bombeiros militares.
Um dos atos foi a entrega da Medalha de Mérito Cruz de Bravura, uma honraria concedida a bombeiros que demonstraram coragem. A medalha foi concedida ao sargento Mateuse ao cabo João Ricardo, que no dia 29 de dezembro de 2020, quando atuavam como coordenadores na praia do Morro dos Conventos, quando foram informados por populares, de um incêndio em um edifício próximo.
Assim que chegaram ao local, identificaram que muitas pessoas estavam nas proximidades do prédio e as chamas estavam localizadas no 2º andar da edificação. Ambos os militares adentraram o prédio na busca de pessoas. Nesse momento, ouviram vozes solicitando ajuda e foram até o 5º pavimento onde se encontrava um casal de idosos e assim os acompanharam até a saída da edificação. Após a retirada do casal de idosos, retornaram ao 2º pavimento para iniciar o combate às chamas com o uso de extintores.
Além disso, foram celebradas as promoções de 11 praças do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), que abrange as regiões da AMREC e AMESC. As promoções refletem o progresso na carreira desses profissionais e o reconhecimento de seu esforço e competência. O subcomandante do 4° BBM, Major Renan Fernandes, destacou a importância da cerimônia para valorizar os bombeiros que atuam diariamente em prol da segurança da comunidade. “Esse momento celebra o esforço, a coragem e a dedicação de cada um. É um dia para reforçar o compromisso com a nossa missão e reconhecer o mérito de quem se destaca”, afirmou.
A solenidade também contou com a presença de familiares e convidados, que puderam prestigiar o trabalho e os avanços na carreira dos homenageados.
Texto e fotos: Assessora de Imprensa do 4°BBM – Edna Schmitz