Com o objetivo de fortalecer uma cultura voltada à prevenção de acidentes, orientando de maneira lúdica o público infantil sobre a utilização segura das praias, lagoas, açudes e piscinas, o Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá, em parceria com o Governo Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Educação, na última semana, dia 30/11, formou 72 estudantes no Projeto Golfinho.

Participaram da solenidade a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, o diretor de Educação, Daniel de Souza, a diretora da Escola 12 de Maio, Aline Mello Rosso, o comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, major BM Jihorgenes Borges, a coordenadora do Programa Golfinho, Cabo BM, Karoline Farias, o guarda vidas civil voluntário Henrique e os bombeiros comunitários Ana Paula, Iuri, Gabriel e Fernando.

Segundo a Cabo BM, Karoline, o projeto Golfinho visa o fortalecimento de uma cultura voltada à prevenção de acidentes, orientando de maneira lúdica os estudantes sobre a utilização segura das praias e demais ambientes aquáticos, além do incentivo ao convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.

Karoline explicou que as aulas foram ministradas para os 3ºs anos, do período matutino e vespertino. “Geralmente o projeto é realizado no Verão e nas praias, mas este ano resolvemos levar até as escolas antes das férias escolares para enfatizar a prevenção”, explicou.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o afogamento é a segunda maior causa de óbito em crianças de 1 a 4 anos e a 3ª maior em crianças de 5 a 14 anos. “Com o intuito de reduzir e até mesmo acabar com as tristes estatísticas, foi criado, pelo CBMSC, o Programa Educacional Golfinho, realizado nas praias e agora nas escolas”, comentou.

Projeto
Além de aprenderem os perigos do mar, piscina, lagoas, açudes, os alunos também recebem dicas de prevenção e segurança, sobre as bandeiras, águas vivas, horários de sol, com funciona o serviço de uma guarda vida civil, aprendem sobre os números de emergência e o trabalho realizado pelos bombeiros.

O diretor de Educação, Daniel de Souza, parabenizou os alunos e o Corpo de Bombeiros pelo Curso. “Agora vocês levem esses conhecimentos para mais colegas, para outros amigos e familiares, o conhecimento tem que ser compartilhado e aplicado na prática”, lembrou.

Banho
Além do conhecimento teórico, cada criança recebeu uma camiseta e o certificado de participação no curso.

E para finalizar uma verdadeira formatura do Corpo de Bombeiros, não poderia faltar o tradicional banho com o jato de água, que foi uma festa para as crianças.