Com a chegada do calor, cresce ainda mais a preocupação com o aumento do número de casos de Dengue. Em Jacinto Machado, ações de conscientização buscam reduzir a possibilidade de focos do mosquito Aedes Aegypt no município.

A administração, através da atuação da secretaria municipal de Saúde, setor de combate a endemias, atuou de forma consistente no combate à Dengue nas semanas entre final de novembro e início de dezembro. “Antes de finalizar o ano letivo, estivemos nas escolas ministrando palestras e levando às crianças informações sobre como evitar e eliminar criadouros de mosquitos, evitando assim a ocorrência de focos e, consequentemente, casos da doença no município”, explica Edson Borba, agente de endemias.

Segundo o servidor, entre as atividades, além de palestras, foram entregues panfletos pela cidade alertando para a necessidade de evitar o acúmulo de água em locais como pratos de vasos de plantas, caixas d’água destampadas, recipientes plásticos em terrenos baldios, plantas com acúmulo de água e até piscinas sem o tratamento adequado. “Da mesma forma, com auxílio da secretaria de Obras, fizemos uma campanha de recolhimento de pneus inservíveis, fazendo o correto descarte deste material”, acrescenta Edson.

Em 2022, cinco focos foram registrados no município de Jacinto Machado. Neste ano, o Brasil teve uma explosão de casos de Dengue em todo o país, com um salto de 172% do número de casos em relação a 2021, dados que aumentam também o alerta à população para que evite o acúmulo de água limpa e parada em seus imóveis.