Após a vitória com larga margem sobre o Coritiba, o ataque do Inter ganhou destaque pela produtividade. Com os 3 a 0 no Beira-Rio na última sexta-feira, o time se consolidou como terceiro melhor ataque do Brasileirão, com 21 gols, somente atrás de Atlético-MG e do líder Palmeiras.

Chama atenção também o desempenho ofensivo da equipe com o técnico Mano Menezes. No caso, propriamente após a demissão de Alexander Medina, em meados de abril.

O treinador uruguaio comandou o Inter em 17 jogos, e o time marcou 17 gols, média exata de um por partida. O confronto contra o Coritiba foi exatamente o 17º depois da saída de Cacique, com 30 gols anotados no período. Um salto para 1,76 gol por jogo de média.

Vale lembrar que o primeiro compromisso do Inter pós-Medina foi sob comando do interino Cauan de Almeida, em vitória sobre o Fortaleza por 2 a 1 no Beira-Rio. Na sequência, Mano Menezes assumiu a equipe.

Ataque do Inter na temporada

-Com Medina: 17 gols em 17 jogos (média de 1 gol/jogo)

– Pós-Medina ( Cauan e Mano): 30 gols em 17 jogos (média de 1,76)

– Total: 47 gols em 34 jogos (média de 1,38)

Outros recortes mostram ainda mais como o time vem produzindo melhor. A vitória contra o Coxa foi o terceiro jogo em que o Inter marcou mais de dois com Mano (também contra 9 de Outubro e Flamengo), algo que nunca aconteceu nos tempos de Medina.

Com o uruguaio, o Inter ficou quatro jogos diferentes sem balançar as redes. Já com Mano, a única vez foi no empate sem gols contra o Avaí. Aliás, de lá para cá são 13 jogos seguidos sem a equipe passar em branco.

O Inter chegou a assumir o segundo melhor ataque do Brasileirão após a goleada contra o Coritiba, mas foi ultrapassado pelo Atlético-MG, que também marcou três gols na rodada. O bom desempenho do ataque foi motivo de brincadeira por parte de Mano Menezes, muitas vezes tachado como um treinador defensivo.

– Hoje recebi uma noticia muito boa, até surpreendente pelas características do treinador, que somos o segundo melhor ataque do campeonato. Sinal de que as coisas estão funcionando bem da maneira como nós escolhemos fazer – destacou Mano na sexta-feira.

Outro dado que chama atenção é que o Inter não tem um goleador e a produção do ataque é bem distribuída entre os jogadores. No total, 19 atletas diferentes já marcaram na temporada. O artilheiro, Edenilson, tem seis gols marcados.

No Brasileirão, Wanderson é quem mais marcou, com quatro. O número é menos da metade do artilheiro da competição, Calleri, com nove. Ainda assim, o ataque colorado vem se consolidando nos últimos tempos.

Artilheiros do Inter no ano

– Edenilson – 6 gols

– Wanderson – 5 gols

– Alemão e Taison – 4 gols

– Maurício  e Rodrigo Dourado – 3 gols