Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, desde às 22h da noite de quarta-feira, minutos após uma forte chuva de granizo atingir o Município esteve na Prefeitura, ao lado do secretário de Administração, Márcio Abatti, para averiguar situação do prédio, que está em reforma e para iniciar trabalhos de atendimento à população que teve telhas danificadas com as pedras de gelo.

Paralelo a isso, uma equipe chefiada pelo secretário de Agricultura e Obras, Jonas D’Ávila, com o coordenador da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares e com o colaborador da secretaria de obras, Sandro Maciel, percorriam a cidade atendendo chamados e procurando as casas com problemas para a distribuição de lonas.

“Primeiro passo foi a medida paliativa, de atendimento emergencial que começou ainda na noite da chuva, distribuindo as lonas para tapar os telhados e assim proteger as casas, madeiras, móveis e eletrodomésticos da chuva que com telhados furados e quebrados já estavam desprotegidos, mas principalmente a saúde e a vida das pessoas, de idosos e crianças”, comentou a prefeita.

Logo pela manhã, agenda toda foi desmarcada e uma reunião no gabinete com uma Força Tarefa para atuar ainda na distribuição de lonas, também no levantamento de dados para a parte burocrática para decretação de situação de emergência, para que o município conquiste os materiais necessários para recuperação dos telhados e a retirada das lonas.

“Formamos equipes com membros da defesa civil e das secretarias de obras e de assistência social, para que possamos ter números e assim buscar a quantidade necessária de telhas e assessórios necessários para que as pessoas tenham suas casas recuperadas e toquem sua vida normalmente”, reforçou a prefeita.

Um abrigo foi colocado à disposição em parceria com a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, mas nenhuma família precisou abandonar sua casa por causa dos danos causados pela chuva.

“Estávamos prontos para receber também as famílias que precisassem, no Salão Paroquial, em parceria com o Padre Fábio, que deixou tudo preparado, mas graças a Deus ninguém precisou sair de seu lar. É o que ninguém quer, né, ver intempéries climáticas forçar sua família a deixar seu porto seguro. Estamos ainda prontos para qualquer problema, a disposição, andando nas ruas, recebendo no Gabinete de portas abertas para melhor atender sempre o sombriense”, concluiu Gislaine.